Quem Somos - Grupo RESPECT
Constituído por professores e alunos do Departamento da Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Grupo RESPECT atua no estudo aprofundado da melhoria da produção de Cannabis para fins terapêuticos.
Reconhecendo o valor medicinal de Cannabis, cientificamente comprovado no tratamento de inúmeras patologias, nosso grupo aborda uma lacuna significativa na literatura: o aperfeiçoamento da produção desse insumo em território nacional.


Enquanto em âmbito brasileiro, há um conjunto de recomendações médicas para obtenção de medicamentos importados, com alto custo, observa-se uma lacuna relevante para apoiar indivíduos demandantes de derivados da Cannabis por meio da autoprodução e/ou aperfeiçoando a produção de associações medicinais. Nesse sentido, o RESPECT busca inovar, posicionado o Brasil como um líder na produção de canabinoides, respeitando e promovendo o direito básico à saúde.
Nossa missão é desenvolver métodos de cultivo e produção que não apenas reduzam os custos, mas também elevem os padrões de qualidade e eficácia, assegurando acesso mais amplo aos benefícios medicinais da cannabis.
Nosso compromisso é com a excelência e a inovação, sempre pautados pela legalidade, pela ética e pelo impacto positivo na vida das pessoas.
%2018_14_01_7f34dc9e.jpg)
Fernando Araujo é um professor e pesquisador na área da Engenharia de Produção, cujo conhecimento e liderança foram relevantes na constituição do RESPECT.
Como professor e pesquisador da UFF, Fernando lidera iniciativas inovadoras no NECSOS e no NEO, contribuindo para a intersecção entre engenharia de produção, logística, gestão de operações e serviços, e empreendedorismo. Sua visão e abordagem metodológica impulsionam o RESPECT, visando apoiar o cultivo e a produção de cannabis medicinal, posicionando o Brasil como referência no setor.

Carlos Eduardo Brandão Fonseca, um dos líderes do RESPECT, é um entusiasta do cultivo medicinal e sócio fundador da Cultlight, uma empresa inovadora no ramo de iluminação para horticultura e cultivo indoor. Engenheiro de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Cadu dedica-se ao estudo e pesquisa da cannabis, abrangendo cultivo, produção e autoprodução, com ênfase especial na sua aplicação terapêutica.

